É engraçado como o mundo vai evoluindo. Queremos que tudo seja o melhor possível, queremos tirar partido de tudo e somos ávidos pela tecnologia, pela ciência, por tudo o que nos torne mais inteligentes e uma espécie cada vez mais avançada. Pensamos nós...

Pensamos em como somos tão mais avançados do que os nossos antepassados. Mas depois fazemos coisas verdadeiramente estranhas. Depois, temos que reaprender o que nos permitiu sobreviver e subsistir enquanto espécie. 

E como somos super avançados, super informados e super inteligentes, tem a ciência que nos vir ensinar e provar por A mais B que afinal temos que amamentar os nossos filhos. Pasmem-se! Temos que amamentar, porque por A mais B, é o melhor! Porque nós, não nos convencemos se não nos explicarem tudinho. Somos assim, ninguém nos leva por parvos. 

É verdade, afinal o que é um comportamento comum ao mamíferos, tem que ser ensinado às futuras mães. Porque desaprendemos um dos princípios mais básicos da nossa espécie. E é tão mais fácil um biberão, como nos ensinaram a fazer com as bonecas. Porque ninguém põe uma boneca à mama! Que parvoíce! Os bebés alimentam-se com um biberão cheio de leite artificial. Isso é que é de gente evoluída.

Mas como tudo tem um preço, isto paga-se e estamos a pagar. Agora só nos resta reaprender e ensinar a amamentar. Ensinar a alimentar o bebé da forma mais completa e humana que existe. Ensinar que os mamíferos devem ser amamentados com o leite da mãe. Que este tem milhões de benefícios para o bebé, que são não são reproduziveis num leite artificial. Que é a vacina mais completa que se pode dar a uma criança. Que é o mais adequado e completo para as necessidades do bebé ao longo do seu crescimento. E que também tem muitas vantagens para a mãe, além da gratificação.

Isto hoje porquê?
Porque confronto-me diariamente com a amamentação. Com duvidas das mães e com as minhas dúvidas também. Porque nunca coloquei em causa a sua importância, mas confesso que só despertei para ela desde que faz parte da minha prática profissional diária. E a amamentação é um tema vastíssimo, o leite materno é cada vez mais objeto de estudo e de descobertas incríveis e os benefícios para os bebés são inegáveis. Não podemos ignorar as situações em que por vários motivos não é possível amamentar, porque elas existem. Mas é nosso dever saber fazer a distinção entre elas, apoiar as mães e promover o aleitamento materno.

Hoje deu-me para isto, podia ser pior :)

Enviar um comentário

Copyright © About Me.The Blog
Design by Fearne